Entendimento, InícioApril 03, 2020

Nascer De Novo

03.07.20

Nascer De Novo

Imagine: se você pudesse começar de novo. Ao redor do mundo, pessoas têm medo de enfrentar o nada de suas vidas porque temem que não existe nada mais. Então se acomodam... com nada. O mundo nos desgasta de muitas maneiras e nos faz querer desistir. Isso destrói a energia da nossa juventude com estresse, problemas, tédio e rotina. E se o melhor momento da sua vida ainda está por vir? E se uma fonte profunda de poder está esperando que você a descubra? Por favor meu amigo, faça um esforço para entender o que eu compartilho aqui. É o que você faz aqui e agora, neste momento, que determinará seu futuro. Nascemos em um mundo de conflitos. Nós devemos nascer... mais uma vez.
volte_a_vida

Desde nossa infância; família, amigos, professores, estranhos, experiências… Etc. Enchem nossa mente com pensamentos, vozes e imagens. Eu odiava quem eu havia me tornado, mas fiquei preso pela pressão dos amigos. Nos encontramos feridos, empurrados de um lado para o outro, em uma “guerra de território” por nossa própria alma. Em algum momento, vemos que mesmo aqueles que estão mais próximos de nós, não estão realmente preocupados com nosso melhor interesse. Somos pegos de surpresa pela nossa própria cegueira. Nos sentimos estúpidos e muito sozinhos.

“E se eu nunca encontrar felicidade, propósito e amor?”. Andamos por caminhos que nunca esperávamos, para fazer coisas que nunca quisemos fazer e nos tornamos alguém que não gostamos de ser. Isso aconteceu comigo. Isso irá acontecer  com você.

Amigo, eu não tenho nenhum motivo oculto, nem um grupo para você participar. Eu não sou do sistema patético das “igrejas” modernas. Todas elas estão fora da realidade. Eles dizem: “Sim, Sim, Está tudo bem. Nós já temos tudo isso”. Garanto-lhe que o que eles “tem” não é o que estou falando aqui.

Eu sou dos EUA, mas compartilhamos as mesmas lutas humanas. Sou grato por ter crescido em uma família católica. Mas agradeço a Deus por ter me passado por dificuldades para me tirar do meu mundo fechado. Se tiver coragem, vai sozinho, leia isso e reflita. O senso comum e a consciência dizem que algo está terrivelmente errado neste mundo.

“Mas no meio de tudo isso Jesus promete que Ele pode dar a você “rios de água viva” para fluir de dentro de você (João 7:37).”

Deixe-me contar um fato “extremo”; Jesus especificou que este mundo é um mal absoluto. Você acha muito extremo? Bem, me diga; são os incontáveis ​​casamentos que vêem os sonhos de sua família se transformarem em um pesadelo de divórcio “extremos”?! Os milhões que sofrem de drogas, álcool ou doenças mentais são “extremos”? Um homem que consegue com sucesso tudo o que o mundo oferece ainda acaba sozinho, jogado em um buraco e enterrado na terra. Extremo?

Por favor, vá além do meu uso dos termos bíblicos para “ouvir” um Pai compassivo que está pessoalmente chamando você aqui e agora.

Você pode tentar entender porque Jesus diz que “o MUNDO me odeia sem motivo” e “Meu reino é não deste MUNDO”? (Jo.18:36/2 Cor.4:4/1 Jo.5:19, 1 João 2:15:/Jo.15:/Jo.4) O “mundo” não é edifícios, cidades ou florestas. Você e eu vivemos em uma escuridão cruel, tão má que o próprio Jesus não conseguiu descrevê-la. A única coisa que Ele pôde fazer foi trazer à tona isso para todos nós vermos por nós mesmos.

Imagine um filme de terror em que ninguém acreditasse que um monstro existisse em uma vila. Então um dia a isca perfeita foi lançada e saiu o monstro. Todos ficaram horrorizados com choque e horror. Eles não podiam acreditar. Onde e como esse monstro poderia estar escondido todo esse tempo? E, claro, como poderia ser matado?

A isca: Jesus. O monstro: o mundo. Quando Jesus foi crucificado, o mundo foi exposto pelo o mal que habita em nós. Essa realidade oculta trabalha contra todos nós desde nosso nascimento. Deixe-me explicar. Temos que reconhecer e admitir nosso pecado. Todos culpam erroneamente a Deus por coisas ruins que lhes acontecem neste mundo. Eles dizem: “Deus é um monstro. Eu não posso confiar nele”. No entanto, existe essa “pequena” realidade que todo mundo se recusa a entender…

Lembra? Você sabe. Aquela coisa sobre o primeiro homem e mulher, Adão e Eva, se afastando de Deus para pecar. Eles corromperam o mundo inteiro da humanidade com o mal. Eles “colocaram” esse monstro do pecado dentro de nós. Porém, Satanás, não Deus, governa o mundo (Leia Rm.7:19/1, Jo.5:19).

Este “monstro” está escondido à vista de todos, mas está ao nosso redor. Está em nós. A verdade de Jesus revela algo que não queremos ver: PECADO. Encontramos desculpas e atacamos a Deus. Na realidade, devemos nos humilhar e nos arrepender.

Ninguém pensa na cruz como o momento final do julgamento quando a LUZ expôs nossa escuridão total (João 12:31-32,3:19/Rm.3:10). Os homens dizem: “Eu sou basicamente bom, mas ocasionalmente pode ser que faço coisas ruins”. Deus diz que o mundo dos homens é inerentemente mau, mesmo que um homem possa ocasionalmente fazer coisas boas. O pecado não é apenas algo que fazemos, está dentro de nossa mesma natureza humana (Rm.3:10). Se você for honesto, há momentos em que você se sente como um monstro e, outras vezes, como a vítima dele.

Existe uma fuga magnífica da loucura e insanidade deste mundo.

Não é terapia, religião, um estilo de vida moral, nem uma “igreja”. Jesus diz: “Você precisa nascer de novo(João 3:3-8). Não deixe que essa frase assuste você. Todo mundo tem medo do desconhecido. De fato, as igrejas substituem essa frase bíblica pelo clichê moderno “oração do pecador”, porque elas mesmas não entendem o que Jesus quer dizer.

A frase “nascer de novo” cativou minha curiosidade. Poderia existir realmente um Deus que faria algo sobrenatural por um verme como eu? Deus poderia me fazer novo, apesar do meu amor pelo mundo?

Não deixe que nenhuma imaginação, experiência passada ou pessoa o impeça desta proposta muito real. Foi predito por Deus há milhares de anos (Ez.36:26).

É de “outro mundo” (João 18:36).

Às vezes, sentimos que nossa mente é um gigantesco armazém vago. Certamente não pensamos em coisas espirituais. Pensamos em coisas estúpidas e más. Nós somos o mundo. Não podemos nos relacionar com Deus e Ele sabe disso. Então, Ele providenciou Jesus como Mediador. Sua misericórdia é alucinante. Jesus oferece uma maneira muito simples e básica de lidar com o mundo dentro de nós e ao nosso redor. Mas essa realidade foi distorcida e pervertida pelos homens. Jesus não veio para iniciar um sistema chamado “igrejandade”, do qual 67.000 denominações poderiam gerar uma indústria de 600 bilhões de dólares.

Jesus simplesmente diz “VENHA A MIM” (Mt.11:27). Não se concentre em tentar parar de fazer coisas ruins, mas em começar a fazer coisas reais. Abra seu coração como uma criança. Fale com Ele. Dê a Ele o “vamos lá!” para começar Seu trabalho em você. A menor semente é uma semente de mostarda. Jesus diz que é toda a fé que você precisa (Mt.17:20). Não começa na mente, mas no coração. “Ok, Deus. Vamos. Mostre-me”. Descubra a Pessoa viva de Jesus, não um sistema do cristianismo.

Não se trata de ‘o que é nascer de novo’,  mas “Quem é Jesus?” Se Ele é o seu foco, você nascerá de novo. Tem tudo a ver com começar a ler as Escrituras e contemplar o Seu amor por você, apesar de qualquer envolvimento no mundo. Jesus não andava gritando sermões. Ele manifestou a característica principal do Pai como compaixão divina; ansiando por atraí-lo para uma dimensão totalmente nova do Seu reino de significado e propósito. Jesus promete “o Ajudante”; o Espírito Santo para vir até você (João 14:26).

Ele oferece um verdadeiro “lugar” para escapar do mundo. Jesus nunca disse que devemos ir a um edifício (templo) para encontrar Deus. Ao contrário Ele diz: “Vinde a Mim… Eu Sou o Templo” (Mt.11:28/João.2:19,4:24). Ele é ‘o Lugar’ para encontrar Deus (João.14:23).

Algumas pessoas dizem “Bem, Jesus é um bom professor, mas não Deus”. Jesus afirmou repetidamente ser Deus. Então, Ele estava mentindo, o que o tornaria um Mau Professor, ou Ele estava dizendo a verdade como Deus. Jesus é o único que já lidou com o pecado e a morte pelo perdão e pela vida eterna. Ele cumpriu 300 profecias e combinou perfeitamente, a descrição escrita 400 anos antes de Seu nascimento (Isaías 9:6, 53).

Em seus 33 anos, Jesus nunca sentou em um edifício esperando que as pessoas viessem no domingo.

Ele não implorou por um “dízimo”; (sacrifício). Ele se tornou o Sacrifício Supremo (Dízimo-Heb.10:10). Passo a passo, cidade após cidade, pessoa após pessoa, Jesus veio tocar o monstro que sabia que viria crucificá-Lo. Ele ficou cara a cara conosco, sentiu nosso coração e carregou nossas feridas. Este é o Jesus vivo que ama a você e promete encontrá-lo exatamente onde você está e atraí-lo para o Seu reino.

Uma maneira prática de pensar em “nascer de novo” é deixar de lado o “de novo”. Você tem que NASCER. E ponto! É tão extremo assim. Não há renascimento parcial. Agora você está como alguém morto e cegado pelo “… deus deste mundo…” (2 Cor.4:4). O pecado roubou sua energia de vida. Você é vulnerável à depressão, ao desespero, e a todas as mentiras de Satanás.

Você vê meu amigo, desde o nascimento, a nossa “alma” é vulnerável pelo pecado em nós. Somos terrivelmente inseguros e escondemos isso com orgulho carnal. Não importa o quanto tentemos ser bons ou melhorar “a carne gera carne” (João 3:6,4; 24/Heb.4:12). Deus é espírito. Portanto, para conhecê-Lo, precisamos nascer em um “espírito vivificante” (1 Cor.15:45). Deus promete regenerar nossa alma para espírito, para que possamos ter comunhão com Jesus em Seu reino.

O Pai está esperando para curar qualquer experiência com drogas, bebida, divórcio, qualquer violação ou perversão, etc. Nada pode ‘contaminar’ sua psique porque Deus é muito maior que qualquer coisa que entra em nossa consciência (Mc.7:18).

Ele vai curar, redimir e estabilizar sua mente.

Você pode discernir o Seu reino se você entregar a Ele seus caminhos da carne. Jesus diz: “Negue-se a você mesmo, tome a SUA cruz e siga-Me.” (Mc.8:34). Morrer para si mesmo não é uma chatice miserável e estranha. A cruz é o poder de Deus para “matar o monstro” (1 Cor.1:18/Gal.2:20/Rm.6:6). Paulo diz: “Fui crucificado para o mundo e o mundo para mim” (Gál.6:14). Estar unido à Sua morte nos liberta para descobrir o propósito de Deus. Nos dá motivação. É a transformação de uma lagarta em uma borboleta. É o suspiro de alívio.; “Ahhhhh. Finalmente. Eu não tenho que ser falso. Eu posso confiar no amor de um Pai. Não preciso mais dos sorrisos falsos.”

O REAL funciona muito melhor do que o falso.

Ninguém viu Deus, exceto Jesus (Jo.1:18). Então, quando Ele veio à Terra, desencadeou a revelação sobrenatural do Pai com uma magnificência de palavras, parábolas, verdade, imagens, expressões, etc. Jesus veio como “o 2º Adão”, isso significa que Ele começou uma nova raça; a raça nascida de novo; o reino de Deus. Através de Sua morte e ressurreição, Jesus se tornou o “Primogênito” dentre os mortos. Quando você nascer de novo, nunca morrerá. Ele diz: “Eu Sou a ressurreição e a vida… Eu vim para que você tenha vida abundante” (Jo.11:25,10:10).

Como é que toda mulher bonita ou homem atraente se transforma em um velho corpo decrépito de rugas sem fantasia ou máscara? Deus adverte “…O salário do pecado é a morte…” (Rom.6:23). A morte está chegando a cada um de nós, meu amigo. Você não sabe se vai viver dez anos ou dez minutos. Por que não “morrer” agora e escapar da segunda morte? Imagine; vida eterna.

Acredite em Jesus. A fé não é passiva, mas um amor extremo por Ele. Entrega a Ele aquela coisa que te pesa e te atrapalha; seu passado. Tenha um momento para lutar, mas este é o momento de desistir… de seu orgulho… e das suas desculpas. Você teria desculpas se Jesus exigisse algo que você não poderia dar a Ele, mas tudo o que Ele pede é o seu coração. Esta é a sua chave  (Mt.11:25,18:3).   

Satanás exalta o ego e a mentira. Jesus exalta os quebrantados e honra os arrependidos. Os pregadores hoje aproveitam a culpabilidade com intimidação. Jesus expõe o orgulho. Satanás prospera em “sermões” de cedência, acusações e condenações. Jesus perdoa, esquece e redime com abundância de graça (2Cor.5:17).

O que Jesus fez na cruz foi tão grande que cobre qualquer pecado, todo pecado, para todos os tempos. Deus ama o mundo de tal maneira (João 3:16).

Os textos bíblicos mostram uma atitude fenominal em Jesus. Em Seu momento mais angustiante, Jesus disse: “Pai, perdoa-os”; para o próprio mundo que O matou. Ninguém, além de Deus, poderia ter tido uma resposta de cair o queixo como essa. A majestade deste Homem perfeito expôs nossa depravação e ao mesmo tempo nos oferecia a eternidade. Uma vida sem falhas, para todos que apenas conhecem sua vida como uma falha.

Nascer de novo não é tentar compreender alguma teologia, doutrina ou estilo de vida moral. Tudo começa com forçar seu coração a contemplar o amor de Jesus vivo. Discirna a realidade. Jesus é Aquele que pode libertá-lo do monstro e das complexidades do pecado. A eternidade no céu ou no inferno está em jogo (Mc.9:43). O inferno não é uma tática para assustar. É a justiça esperando por este mundo. Peça a Jesus para nascer… mais uma vez. Desde a primeira frase deste folheto, as engrenagens da sua mente estão levando você a um lugar mais alto. Não pare. Que a esperança se torne fé. Este é o momento para você começar de novo. Sussurre Seu nome… “Jesus”.

Quando a lagarta pensou que seu mundo havia acabado, tornou-se uma borboleta.

volte_a_vida